quarta-feira, 14 de março de 2012

DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO DO IMC - CEMITRA

No final do ano letivo de 2011, foi realizada Avaliação Antropométrica dos alunos do CEMITRA, realizada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, as senhoras Leyna Piovezan e Lydia Loureiro.
No mês de fevereiro recebemos o resultado da referida avaliação juntamente com os encaminhamentos dos alunos que apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) acima ou abaixo do esperado, ao médico ou nutricionista para acompanhamento.
O CEMITRA achou que seria interessante que as profissionais fizessem uma fala para os responsáveis e alunos, explicando o que é a Avaliação Antropométrica, a importância de acompanhamento com especialista para os alunos e os riscos da desnutrição e da obesidade.
Assim, no dia 13/03/2012 as profissionais estiveram no CEMITRA, explicaram e responderam dúvidas dos responsáveis.
Na ocasião foram entregues aos familiares os encaminhamentos dos alunos que necessitam de atendimento médico, ficando combinado que seja encaminhado por escrito ao CEMITRA o diagnóstico da avaliação feita em consulta médica.

Alunos e familiares - turno manhã

Nutricionistas da Semed Leyna e Lydia

Professores e alunos - manhã

Todos atentos


Orientações aos familiares

Pais e alunos do turno da tarde

Mães Nilce e Tânia: Presidente e Vice-Presidente da APSC do CEMITRA

Nutricionistas Leyna, Lydia e Priscila (Risotolândia)

Professores e alunos da tarde

Parabenizamos as profissionais Leyna e Lydia pelo excelente trabalho!

terça-feira, 6 de março de 2012

JOGOS COGNITIVOS

Com o objetivo de otimizar as habilidades do cérebro através do uso de ferramentas lúdicas para o treino cognitivo, o Cemitra oferece aos alunos um horário semanal reservado para Jogos Cognitivos.
Os jogos cognitivos são aqueles que estimulam e desenvolvem funções cognitivas como a percepção, atenção, memória, linguagem, as funções executivas (raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisões e resolução de problemas), dentre outros.
Acreditamos que este tipo de atividade pode beneficiar a qualidade de vida e o desenvolvimento das atividades de vida diária e/ou autônoma dos alunos através do estímulo do cérebro executivo, além de promover a interação grupal.

Confecção do Jogo da Velha






Quebra-cabeça

Dominó

Cara Maluca

Quebra-cabeça

Dominó

Professora Conceição e a aluna Juliana

Portanto, os Jogos Cognitivos no Cemitra, fazem parte de um Programa de ativação mental, o qual consiste na utilização de estímulos que dinamizem o cérebro e aumentem sua capacidade, através da ativação de neurônios e estabelecer aumento das sinapses.