quarta-feira, 10 de março de 2010

PROFESSORA ZOPHIA PETRONELA SOCOLOSKI SADE - BREVE HISTÓRICO

Em 1957, Zophia Petronela Socoloski Sade fixou residência em São José dos Pinhais, onde seus pais já residiam e começou a trabalhar como professora da 4ª série no Colégio Silveira da Motta e em agosto do mesmo ano, no Colégio Costa Viana como professora de História.
De junho de 1962 a 1979 respondeu pela direção do Colégio Costa Viana, substituindo o Dr. Atílio Talamini.
Durante toda a sua trajetória profissional, Dona Zophia (como era conhecida) não deixou de lado os estudos, buscando aprimorar cada vez mais seus conhecimentos. Participou dos cursos: Tupi-Guarani, Diretor do Ensino Médio, Cursos de Reciclagem, Ensino Religioso, Educação Sanitária e Pós-Graduação em Orientação Educacional na Universidade Federal do Paraná.
Para conduzir a direção do Colégio, Dona Zophia possuía um jeito especial, promovia festas e comemorações, sendo responsável por restaurar e construir salas de aula e renovar os recursos do prédio.
Criatividade, perseverança, coragem e alegria foram características marcantes desta profissional que marcou várias gerações em nosso município.
Para Dona Zophia a maior gratificação era ver seus alunos alfabetizados.
Sua maior contribuição não é material, mas está na memória e no coração daqueles que foram seus alunos e que conviveram com este exemplo de professora, comprometida com as causas da educação. Repetindo o que sempre dizia "foi com o magistério que se sentiu realmente realizada".
Dona Zophia faleceu em 28 de maio de 2007.
Texto elaborado pelos familiares.
Zophia Petronela Socoloski Sade

3 comentários:

  1. Realmente foi uma grande mulher, sempre feliz... Saudades eternas

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa!!!! Excelentes lembranças desta grande mulher, professora, gentil, doce, justa, humana, etc......Exerceu sua função na terra em todos os sentidos e deixou sua marca!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muitas Saudades. Fui seu aluno de 'História' no antigo Ginásio Estadual Costa Viana. Impressionante a empatia que criou com os alunos de minha época, na sua totalidade. Lembro-me saindo e chegando no colégio com seu fusquinha verde abacate..... Figura que está em nossos corações até hoje!!!!

    ResponderExcluir