A comunicação humana implica interações e envolve ações, palavras, sons, gestos, posturas, expressões corporais, dentre outros, refletindo os comportamentos das pessoas.
Aprender a comunicar refere-se a dar atenção aos outros - Comunicação Receptiva, assim como responder-lhes - Comunicação Expressiva.
A Comunicação Receptiva é um processo comunicativo que envolve a recepção e compreensão de uma mensagem.
A Comunicação Expressiva é um processo de comunicação que permite a interação com o mundo, sendo uma forma de transmitir sentimentos, desejos, idéias e anseios.
As dificuldades com as linguagens receptiva e expressiva interferem significativamente no rendimento da comunicação social.
Tendo em vista estas considerações, o CEMITRA oferece aos alunos o atendimento em Comunicação Expressiva e Receptiva, visando a otimização da comunicação dos alunos.
Algumas das atividades desenvolvidas:
PERÍODO DA MANHÃ - PROFESSORA VERA
Atividades de Recorte e Colagem de gravuras- alunos Marcelo e Kelvin.
Formando palavras - aluno Michel com a turma.
Atividade corporal - alunos Kelvin, Michel e Ingrid.
Carinho é melhor que agressão.
Dados pessoais.
Certidão de Nascimento.
Qualidades.
Qual a nossa qualidade?
Poemas e poesias.
Professora Vera com os alunos.
Alunos Stephanie e Luis.
Nós temos sonhos, qual é o seu?
Como você é?
Respeito às diferenças.
PERÍODO DA TARDE - PROFESSORA FÁTIMA
Atividade com dobradura.
Trabalhando com comunicação, medidas e formas geométricas.
Professora Fátima auxiliando a aluna Camila.
A produção do aluno Gecinei.
Alunos Gabriel, Janaína, Valdinéia, Camila e Gecinei com a produção coletiva.
Alunos Domingos, Beatriz, Elias, Franciele, Luanny e Deivid - produção coletiva.
O compromisso com a formação do cidadão com deficiência exige uma prática voltada à compreensão da realidade social, dos direitos e das responsabilidades em relação à vida pessoal e comunitária. Devemos manter uma postura respeitosa frente às especificidades dos alunos, favorecendo meios que auxiliem os alunos a se comunicar, a perceber o mundo, a interessar-se pelas pessoas e a vincular relações significativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário