segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATENDIMENTO EM COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA E RECEPTIVA

A comunicação humana implica interações e envolve ações, palavras, sons, gestos, posturas, expressões corporais, dentre outros, refletindo os comportamentos das pessoas.
Aprender a comunicar refere-se a dar atenção aos outros - Comunicação Receptiva, assim como responder-lhes - Comunicação Expressiva.
A Comunicação Receptiva é um processo comunicativo que envolve a recepção e compreensão de uma mensagem.
A Comunicação Expressiva é um processo de comunicação que permite a interação com o mundo, sendo uma forma de transmitir sentimentos, desejos, idéias e anseios.
As dificuldades com as linguagens receptiva e expressiva interferem significativamente no rendimento da comunicação social.
Tendo em vista estas considerações, o CEMITRA oferece aos alunos o atendimento em Comunicação Expressiva e Receptiva, visando a otimização da comunicação dos alunos.
Algumas das atividades desenvolvidas:

PERÍODO DA MANHÃ - PROFESSORA VERA

Atividades de Recorte e Colagem de gravuras- alunos Marcelo e Kelvin.

Formando palavras - aluno Michel com a turma.

Atividade corporal - alunos Kelvin, Michel e Ingrid.

Carinho é melhor que agressão.

Dados pessoais.

Certidão de Nascimento.

Qualidades.

Qual a nossa qualidade?

Poemas e poesias.

Professora Vera com os alunos.

Alunos Stephanie e Luis.

Nós temos sonhos, qual é o seu?

Como você é?

Respeito às diferenças.

PERÍODO DA TARDE - PROFESSORA FÁTIMA

 Atividade com dobradura.

Trabalhando com comunicação, medidas e formas geométricas.

Professora Fátima auxiliando a aluna Camila.

A produção do aluno Gecinei.

Alunos Gabriel, Janaína, Valdinéia, Camila e Gecinei com a produção coletiva.

Alunos Domingos, Beatriz, Elias, Franciele, Luanny e Deivid - produção coletiva.

O compromisso com a formação do cidadão com deficiência exige uma prática voltada à compreensão da realidade social, dos direitos e das responsabilidades em relação à vida pessoal e comunitária. Devemos manter uma postura respeitosa frente às especificidades dos alunos, favorecendo meios que auxiliem os alunos a se comunicar, a perceber o mundo, a interessar-se pelas pessoas e a vincular relações significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário