terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nova sede do Cemitra garante mais qualidade à educação especial em São José - Reportagem do Portal da Prefeitura

São José dos Pinhais, 23/08/2010



Os alunos na aula de informática: satisfação e garantia de ensino qualificado para os participantes

 
Fotos: Sérgio Sabino
Os alunos que freqüentam o Centro Municipal de Educação Especial para Iniciação ao Trabalho (Cemitra) Profª Zophia Petronela Socoloski Sade voltaram às aulas em uma nova estrutura oferecida pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Agora, os cerca de 100 alunos da instituição são atendidos num amplo espaço com nove salas de aula, além de local para atendimento clínico. Segundo a diretora do Cemitra, Fabiana Majchszak, o espaço do antigo prédio era três vezes menor e cada classe comportava no máximo cinco alunos. O novo prédio também fica no Centro da cidade, a cerca de dois quilômetros de distância do antigo, não causando transtornos na locomoção dos alunos.

"Estamos fazendo a readequação de diversos equipamentos públicos da cidade, e realizar essa mudança na Educação é fundamental, pois precisamos que nossos jovens e, principalmente os jovens atendidos pela Educação Especial, tenham condições adequadas para se desenvolver. O novo prédio do Cemitra possui toda a estrutura que é preciso para trabalhar a ressocialização e realizar um ensino de qualidade", afirma o prefeito Ivan Rodrigues.


A Aluna Jackeline: "Aqui podemos brincar e correr, é bem melhor"
Para os alunos que participam das atividades, o novo espaço é mais uma oportunidade de se aperfeiçoar e aprender mais. "Gosto muito de vir pra cá. Essa escola é bem melhor que a antiga, porque aqui a gente tem mais espaço pra brincar, correr", afirma a aluna Jackeline Bueno Petla, que há um ano e meio freqüenta o Cemitra. Também para os pais, o novo espaço está agradando. "Aqui é bem melhor, mais amplo. Lá era muito esprimido, não dava pra fazer nada", comenta Issao Iwaki, que há um ano e meio tem sua filha Franciele Iwaki participando do Centro e que foi um dos pais que sempre lutou para que a mudança de sede ocorresse.

"O principal benefício com a mudança é, com certeza, a ampliação no atendimento desses jovens, que precisam ser incluídos na nossa sociedade", afirma a diretora do departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Júlia Morais.

O Cemitra é um espaço que oferece às pessoas atendidas pela Educação Especial a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes como corte e costura, marcenaria e informática, além de proporcionar atividades que reforçam tarefas cotidianas.


Diversas atividades fazem parte do dia a dia daqueles que freqüentam o Centro

"Além de aulas de artesanato, informática, matemática, português, eles também aprendem a cuidar da roupa, preparar um sanduíche nas Oficinas de Atividades de Vida Diária para torná-los mais independentes", aponta Fabiana. Cerca de 25 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos e professores especialistas em educação especial fazem parte da equipe que capacita os alunos.

O Cemitra atende alunos a partir de 14 anos e realiza dois tipos de atendimentos. Um deles acontece no contraturno escolar da rede pública municipal, no qual jovens das Escolas de Educação Especiais podem desenvolver as atividades em período diferenciado das aulas. O outro é aquele no qual é feito o resgate social de pessoas excluídas. "Muitas vezes, as famílias nos procuram para que possamos desenvolver o trabalho de ressocialização. Logo que chegam, os alunos passam por uma avaliação para identificar o grau de comprometimento e o perfil de cada um", explica Fabiana.


A coordenadora do Cemitra e a filha do sr. Issao, Franciele: carinho e dedicação de 25 profissionais.

A nova sede do Cemitra fica na rua Joaquim Nabuco, 1360 - Centro. O telefone para contato do novo prédio é 33983660. O Centro fica aberto de segunda a sexta, das 7:30 hs às 17 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário